Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal investiga distribuição de imagens de crianças e adolescentes na “web”

terça-feira, 30 de outubro de 2018

Polícia Federal investiga distribuição de imagens de crianças e adolescentes na “web”

A Polícia Federal iniciou, nesta terça-feira (30/10), a Operação Salvaguarda II com objetivo de combater difusão de arquivos contendo exploração sexual de crianças, por meio da “internet”, no Espírito Santo. A ação de hoje foi uma continuidade da Operação Salvaguarda, iniciada no dia 19/10.

Cerca de 40 policiais federais participam desta fase e dão cumprimento de seis mandados de busca e apreensão nas residências dos investigados, nos municípios de Vila Velha, Serra (ES) e Santa Maria de Jetibá (ES). Como resultado das ações, foi realizada a prisão, em flagrante, de um investigado.

Entenda o caso

De acordo com a investigação, em face de rastreamento da rede mundial de computadores promovido por policiais federais, bem como afastamento do sigilo telemático dos IPs (endereço de acesso ao “site”), foram detectados usuários compartilhando arquivos com o conteúdo dessa natureza, durante as investigações referentes à operação.

Da Operação Salvaguarda

A Operação Salvaguarda teve por objetivo o combate a difusão de arquivos contendo exploração sexual de crianças, por meio da “internet” e foi iniciada no dia 19/10/18, tendo sido cumprido dois mandados de busca e apreensão nas residências dos investigados, nos municípios de Vila Velha e da Serra (ES) que culminou na prisão, em flagrante, de dois investigados.

Crimes investigados

Os investigados, responderão pelos crimes de compartilhamento de arquivos contendo pornografia infantil, presente no Art. 241-A da Lei 8.069/90, em que a pena varia entre dois a seis anos de reclusão e poderão, ainda, responder pelo crime de posse de arquivos, no caso de flagrante, quando do cumprimento da busca, presente no Art.241-B cujas penas variam de um a quatro anos de reclusão.

 (Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.