Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Weverton Rocha (PDT) e Eliziane Gama (PPS) são eleitos senadores do Maranhão

segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Weverton Rocha (PDT) e Eliziane Gama (PPS) são eleitos senadores do Maranhão

Weverton Rocha, do PDT e Eliziane Gama, do PPS, foram eleitos, nesse domingo (7), senadores pelo Maranhão para os próximos oito anos. Com 78% das urnas apuradas por volta das 21h20, o candidato do PDT tinha 1,7 milhão de votos, o que corresponde a 34,91% dos votos, e a candidata do PPS tinha 1,3 milhão, totalizando 27,07% dos votos. Veja a apuração completa no Estado.

Neste ano o eleitor escolheu dois candidatos ao Senado porque o mandato é de oito anos, mas as eleições ocorrem de quatro em quatro anos. Assim, a cada eleição, a Casa renova, alternadamente, um terço e dois terços de suas 81 cadeiras. Em 2018, 54 vagas estavam em disputa no país.

Weverton Rocha e Eliziane Gama disputavam diretamente os dois cargos de senadores com Sarney Filho (PV) e Edison Lobão (MDB). Esta é a primeira vez que ambos os candidatos concorrem a vagas no Senado pelo Maranhão.

Weverton Rocha (PDT)

Durante a eleição, Weverton Rocha exaltou suas ações como deputado federal, com a autoria da lei que reduziu de 18 para 12 meses o tempo trabalhado para ter direito ao Seguro-Desemprego. Além disso, o candidato reforçava seus posicionamentos contra a PEC do Teto de Gastos, a Reforma Trabalhista e da Previdência.

"Todos nós estamos vibrando muito e tenho certeza que a responsabilidade é grande. Quero cumprimentar o nosso líder do nosso grupo que é o governador Flávio Dino. Ele, há 4 anos atrás, todos sabem que ele ajudou a eleger um senador aqui no Maranhão e, depois da eleição, ele não disse sequer um muito obrigado e, agora, ele elege dois, e os dois dizem muito obrigado. Se nós nos mantivermos unidos, nós vamos trazer muitos resultados a esse povo que quer resultados. Eu não fiz promessa na minha campanha e não vou fazer. Eu vou fazer a mesma coisa que faço na Câmara, de forma intransigente, pela nossa democracia, pelo nosso trabalhador, pelo pequeno e pelo povo", disse.

Eliziane Gama (PPS)


Em sua campanha, Eliziane Gama propôs a ampliação da rede de proteção à mulher e o combate ao feminicídio, a preservação, reestruturação e conservação dos rios. A candidata também reforçava que, caso eleita, convocaria um plebiscito para a anulação da Reforma Trabalhista e da Previdência.

"Agradecer ao povo do Maranhão. Agradecer a todos que acreditaram nesse projeto que é uma demonstração clara que o Maranhão deu um basta ao grupo que governou esse Estado por quase 50 anos. Nós tivemos uma vitória muito importante há 4 anos atrás, mas ainda estavam no Senado representantes desse grupo que dominou o Estado do Maranhão e, como todos nós sabemos, empobreceu o Estado que perfurou durante décadas com os piores indicadores e, nestas eleições, com o governador Flávio Dino, reeleito, ele consegue reeleger os seus dois senadores e, no meu entendimento, ele reinicia um novo ciclo, de fato sem nenhum rescaldo do passado com um Maranhão, se Deus quiser, muito melhor", disse.

Resultados 

Weverton Rocha (PDT): 34,91% - 1.997.443 votos
Eliziane Gama (PPS): 27,07% - 1.539.916
Sarney Filho (PV): 12,92% - 752.893 votos
Edison Lobão (MDB): 9,44% - 553.276 votos
Samoel de Itapecuru (PSL): 4,72% - 254.979 votos
Zé Reinaldo (PSDB): 3,86% - 219.225 votos
Alexandre Almeida (PSDB): 3,55% - 191.997 votos
Saulo Pinto (PSOL): 1,52% - 87.100 votos
Preta Lu (PSTU): 0,89% - votos
Saulo Arcangeli (PSTU): 0,69% - 36.436 votos
Iêgo Brunno (PCB): 0,42% - 23.327 votos

(Informações do Portal G1 Maranhão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.