Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal inicia operação para combater organização criminosa na Alerj

sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Polícia Federal inicia operação para combater organização criminosa na Alerj

A Polícia Federal iniciou nessa manhã de quinta-feira (8/11), a Operação Furna da Onça* para investigar a participação de deputados estaduais do Rio de Janeiro em esquema de corrupção, lavagem de dinheiro e loteamento de cargos públicos e mão de obra terceirizada em órgãos da administração estadual. A Operação contou com a participação do Ministério Público Federal (MPF) e o apoio da Receita Federal.

A Operação Furna da Onça é um desdobramento da Operação Cadeia Velha – iniciada em novembro de 2017 – e contou com 200 policias federais, 35 integrantes do MPF e 10 auditores da Receita para cumprir 19 mandados de prisão temporária, três de prisão preventiva e 47 mandados de busca e apreensão expedidos Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2).

A organização criminosa, chefiada por ex-governador preso, pagava propina a vários deputados estaduais, a fim de que patrocinassem interesses do grupo criminoso na Alerj. De acordo com as investigações, o “mensalinho” era resultado de sobrepreço de contratos estaduais e federais. De forma ilícita, os parlamentares eram beneficiados ainda com o loteamento de cargos em diversos órgãos públicos do Estado, onde poderiam alocar mão de obra comissionada ou terceirizada.

Os investigados devem responder, na medida de suas participações, pelos crimes de organização criminosa, corrupção ativa, passiva e lavagem de dinheiro.

 (Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.