Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal inicia 2ª fase da Operação Octopus para combater fraudes em benefícios previdenciários

quarta-feira, 12 de junho de 2019

Polícia Federal inicia 2ª fase da Operação Octopus para combater fraudes em benefícios previdenciários

A Polícia Federal iniciou, nessa terça-feira (11/6), a segunda fase da Operação Octopus para combater fraudes em aposentadorias por idade, por tempo de contribuição e pensões por morte. O objetivo desta etapa foi apreender documentos relacionados às fraudes já constatadas na primeira fase da ação.

Nessa fase foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão em Curitiba (PR) e Paranaguá (PR). A Operação Octopus foi iniciada em 14 de maio de 2019 e identificou que, para obter os benefícios fraudulentos, a organização criminosa criou mais de 800 vínculos empregatícios fictícios.

As investigações tiveram início em 2017, a partir de informações recebidas pela Coordenação Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista (CGInt) da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia. Durante a primeira fase, a  CGInt estimou um prejuízo aproximado de R$ 3,7 milhões com o pagamento de 53 benefícios obtidos de forma fraudulenta.

Atualmente, um dos principais operadores das fraudes está preso preventivamente, e outro também teve a prisão preventiva decretada e está foragido, sendo procurado pelos policiais federais.

Os investigados, já identificados, poderão responder pelos crimes de associação criminosa, estelionato e inserção de dados falsos em sistemas corporativos do governo federal, com penas que podem chegar a 20 anos de prisão.

(Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.