Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal inicia 4ª fase da Operação Gremlins para combater fraudes bancárias no Ceará

sexta-feira, 28 de junho de 2019

Polícia Federal inicia 4ª fase da Operação Gremlins para combater fraudes bancárias no Ceará

A Polícia Federal iniciou, nesta sexta-feira (28/6), a quarta fase da Operação Gremlins com o objetivo de coletar novos elementos de prova relacionados à atuação de grupo criminoso responsável pela contratação fraudulenta, nos anos de 2013 a 2016, de financiamentos habitacionais e empréstimos consignados na agência da Caixa Econômica Federal, em Pacajus (CE). As investigações apontam que o esquema criminoso produziu prejuízo à Caixa Econômica Federal de mais de R$ 3 milhões.

Policiais federais cumprem oito mandados de busca e apreensão nos municípios de Fortaleza e Morada Nova. As medidas foram determinadas pela 32ª Vara da Justiça Federal em Fortaleza (CE), que autorizou, ainda, o bloqueio de contas e o sequestro de bens móveis e imóveis dos investigados.

A dinâmica da fraude envolveu a criação de, aproximadamente, 100 Cadastros de Pessoas Físicas (CPFs) para sujeitos inexistentes, criação de matrículas de imóveis fictícias e, ainda, falsos servidores da Prefeitura de Pacajus (CE). Dados falsos eram inseridos nos sistemas de informação da CEF para levantamento dos valores, os quais transitarem em contas abertas com CPFs fictícios e, ainda, nas contas de parentes dos envolvidos.

Os indiciados, entre os quais funcionários do banco, poderão responder, de acordo com o nível de participação, pelos crimes de associação criminosa e fraude na obtenção de financiamento, com aumento de pena em razão do prejuízo causado à instituição bancária oficial. Já os bancários, em razão da função exercida, poderão responder também pelo crime de gestão fraudulenta e corrupção.

(Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.