Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal inicia operação de combate a superfaturamento e desperdício de medicamentos

quinta-feira, 27 de junho de 2019

Polícia Federal inicia operação de combate a superfaturamento e desperdício de medicamentos

A Polícia Federal iniciou, na manhã de hoje (27/6), a Operação Dose para Leão com vistas a apurar ocorrências de superfaturamento, bem como desperdício de insumos médico-hospitalares e odontológicos na Secretaria de Saúde de Araguaína (TO).

Mais de 50 policiais federais cumprem 12 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 2ª Vara da Justiça Federal de Araguaína (TO), nas cidades de Palmas (TO), Araguaína (TO), Goiânia (GO) e Aparecida de Goiânia (GO).

A investigação teve início após informação sobre irregularidades que aconteceram no Centro Logístico da Prefeitura de Araguaína. A falta de controle nas compras de insumos e medicamentos produziram perdas por vencimento dos prazos de validade de diversos produtos, somando-se a isso a aquisição desnecessária de diversos itens com baixa rotatividade.

Dentre as irregularidades, foi constatado o superfaturamento em diversos itens adquiridos pela secretaria, chegando a mais de 400% em alguns casos, assim como a existência de produtos adquiridos por preços inexequíveis, ou seja, abaixo do preço de custo, o que cria suspeitas sobre a utilização do artifício denominado “jogo de planilha”.

A operação contou com o apoio da CGU, que também auxiliará na análise técnica de parte do material apreendido.

(Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.