Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Em São Luís, MP-MA intervém para desobstruir acesso ao Liceu Maranhense

quarta-feira, 31 de julho de 2019

Em São Luís, MP-MA intervém para desobstruir acesso ao Liceu Maranhense

Devido ao grande número de vendedores ambulantes no entorno do Colégio Liceu Maranhense, no Centro de São Luís, e o impacto negativo para o ambiente escolar, a Promotoria de Justiça de Defesa da Educação promoveu, na última quinta-feira (25), uma reunião para debater a situação e buscar soluções para o problema.

Segundo informações dos pais e estudantes, a presença dos camelôs estaria causando desordem nas imediações da escola, impulsionada pela venda de bebidas alcoólicas, barulho e, até, um ambiente de insegurança em virtude do fluxo de pessoas.

 Além do promotor de Justiça Paulo Silvestre Avelar Silva, participaram da reunião o diretor do Liceu Maranhense, Deurivan Rodrigues Sampaio; o secretário municipal de Urbanismo e Habitação, Mádison Leonardo Andrade Silva; o secretário-adjunto municipal de Urbanismo e Habitação, Samuel Doria de Carvalho Júnior; a assistente social da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, Elga Mota Oliveira; e o presidente do Sindicato dos Vendedores Ambulantes de São Luís, José de Ribamar Ferreira.

Os ambulantes foram deslocados para as ruas laterais próximas à escola em abril de 2018 em virtude das obras de reestruturação da Praça Deodoro. Como não havia espaço suficiente para todos, muitos ocuparam a frente da unidade de ensino.

Mádison Silva afirmou que é necessário disciplinar o comércio informal e foi realizado um cadastramento dos vendedores, totalizando 987 ambulantes. A proposta do município de São Luís é criar um “shopping” popular nas adjacências do antigo Colégio Meng.

Após a mediação do MP-MA, ficou acertado que a frente do Liceu Maranhense será desobstruída a fim de facilitar o acesso dos estudantes e professores e interromper os impactos negativos da ocupação dos vendedores informais no entorno escolar.

“O Ministério Público está acompanhando atentamente a questão e busca uma solução mediada para o problema. O objetivo é garantir a segurança dos alunos e um ambiente escolar saudável”, afirmou Paulo Avelar.

(Informações do MP-MA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.