Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Fórum de Cururupu divulga resultados de seis sessões de Júri Popular realizadas na comarca

segunda-feira, 1 de julho de 2019

Fórum de Cururupu divulga resultados de seis sessões de Júri Popular realizadas na comarca

O juiz Douglas Lima da Guia, titular de Cururupu, presidiu seis sessões do Tribunal do Júri na unidade judicial na semana passada, sendo três realizadas no dia 25 e três no dia 26. No primeiro dia de julgamentos, os réus foram Geraldo de Anunciação Oliveira; Gleuton Heres dos Santos Pereira; e Lucas da Silva Abreu. Já no segundo dia, os réus foram Ivan Ferreira Pinto com Welisson dos Reis Barboza; Ivan Ferreira Pinto; e Alafson Pinto Macedo. Todos os julgamentos foram por crime de tentativa de homicídio.

Em um desses casos, Lucas da Silva Abreu teria tentado, em 20 de janeiro deste ano, contra a vida de Antônio Ferreira. De acordo com a denúncia, os dois travaram uma luta corporal dentro da casa de Antônio, momento em que Lucas teria desferido alguns golpes de faca na vítima. Lucas da Silva foi considerado culpado e recebeu a pena de oito anos de reclusão pela prática de tentativa de homicídio simples.

Em outro julgamento, Ivan Ferreira Pinto estava sendo acusado de ter tentado matar a vítima Rosivan Marques dos Santos, em 7 de abril do ano passado. Ivan teria desferido alguns golpes de facão em Rosivan, sendo impedido por terceiros de continuar com o ataque. Ele foi considerado culpado e recebeu a pena de 16 anos de prisão.

Em outro julgamento, Ivan estava sendo acusado de ter tentado matar com Welisson dos Reis Barboza, utilizando um revólver, a vítima Soyani dos Santos Monteiro. Nesse caso, os dois, Ivan e Welisson foram absolvidos pelo Conselho de Sentença.

Outro réu dessa série de júris em Cururupu, foi Gleuton Heres dos Santos Pereira, que estava sendo acusado de ter tentado assassinar, com outra pessoa, a vítima Josiel Silva dos Santos. Consta, na denúncia, que, sem motivo aparente, os dois teriam agredido Josiel, desferindo golpes de faca e garrafadas, sendo impedidos de consumar o fato por terceiros. Eles confessaram em depoimento que tentaram matar Josiel. Gleuton foi considerado culpado e recebeu a pena de cinco anos e dois meses, pelo crime de tentativa de homicídio simples, a ser cumprida inicialmente em regime fechado.

Outro caso julgado foi o que teve como réu Alafson Pinto Macedo. Ele, na companhia de dois homens, estava sendo acusado de tentativa de homicídio contra Lucimar de Abreu Silva. Relata a denúncia que, na data de 22 de maio do ano passado, a vítima, que estava acompanhado da esposa, foi surpreendida por Alafson e os homens, sendo quase atingido na cabeça por um disparo de revólver. Lucimar correu, sendo perseguido e alcançado pelos homens. Ele foi agredido a pauladas e, quando apontaram o revólver para a sua cabeça, a arma falhou. Em depoimento, o motivo apresentado pelos acusados foi que Lucimar teria assassinado um indivíduo integrante da facção da qual faziam parte Alafson e os outros homens.

As sessões foram presididas pelo juiz Douglas Lima da Guia, contando com o promotor José Frazão Sá Menezes Neto, na acusação dos réus. O advogado José de Ribamar Machado atuou na defesa de todos os acusados.

(Informações do TJ-MA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.