Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Operação Hórus realiza diversas apreensões em Guaíra e região

segunda-feira, 15 de julho de 2019

Operação Hórus realiza diversas apreensões em Guaíra e região

Na última sexta-feira (12/7), em ações distintas, diversas apreensões foram realizadas em uma operação integrada, denominada Hórus* , composta por integrantes da Polícia Federal, Cobra/BPFron e Força Nacional, com o apoio do Exército Brasileiro e da Secretaria de Operações Integradas (Seopi/MJSP).

Na primeira, policiais realizavam patrulhamento de rotina na zona rural de Guaíra (PR) e perceberam movimentação suspeita de carreta e supostos batedores. Na tentativa de abordagem, o criminoso parou, repentinamente, a carreta e empreendeu fuga em meio à plantação de milho. No local, foi apreendida carreta carregada com, aproximadamente, 900 caixas de cigarros.

Em outra ação, policiais realizavam patrulhamento embarcado de rotina no Rio Paraná e perceberam movimentação suspeita de embarcações tentando cruzar o bloqueio da Base Permanente Caronte (Chalana), instalada acima da Ponte Ayrton Senna. Foram realizadas várias perseguições e, na tentativa de fuga da abordagem, os criminosos jogaram diversas caixas de cigarros na água, buscando colocar em risco a navegação das embarcações policiais e facilitar sua fuga ao Paraguai. Os policiais realizaram acompanhamento tático embarcado e conseguiram obter êxito na abordagem de uma embarcação criminosa, enquanto que o restante dos fugitivos retornou ao país vizinho. O piloto jogou a embarcação na ribeirinha e conseguiu fugir, não sendo localizado. No local foi apreendida embarcação e, aproximadamente, 100 caixas de cigarros.

Ainda na zona rural de Guaíra, os policiais perceberam movimentação suspeita de veículos e supostos batedores. Na tentativa de abordagem, os criminosos empreenderam fuga em meio à plantação de milho, não sendo localizados. No local, foram apreendidos dois veículos carregados com, aproximadamente, 35 caixas de cigarros contrabandeados. Somente nessa data, já é a 3ª apreensão de ilícitos realizado pelas equipes desta operação integrada.

O material apreendido foi encaminhado à Delegacia de Polícia Federal de Guaíra para os procedimentos de praxe.

* A mudança de nome da Operação Integrada para Hórus, que significa “o Deus dos Céus, dos Vivos e da Guerra”, seria um marco em virtude da intensificação das atividades de fiscalização e também para marcar a integração de outras forças de segurança a esse novo momento estratégico das atividades repressivas.

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.