Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal investiga adulteração de CPF para obtenção de empréstimos fraudulentos

quarta-feira, 10 de julho de 2019

Polícia Federal investiga adulteração de CPF para obtenção de empréstimos fraudulentos

A Polícia Federal iniciou, nessa terça-feira (9/7), a Operação Rejuvenate com objetivo de desarticular esquema de fraude no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), administrado pela Receita Federal do Brasil.

A operação contou com a participação de 11 policiais federais, sendo realizado o cumprimento de dois mandados de busca e apreensão na sede de uma empresa financeira e na residência dos proprietários, ambas localizadas em Vitória (ES), que resultaram na apreensão de nove discos rígidos de computador.

As investigações apontaram um esquema de crime de estelionato, tendo como vítima pessoas aposentadas, praticado, em tese, pelos administradores da financeira supracitada. Havia a tomada de empréstimos fraudulentos na Caixa Econômica Federal, em face da adulteração do ano de nascimento de idosos no cadastro do CPF da Receita Federal, a fim de que fosse possível a sua concessão com a diminuição da idade do aposentado e, posteriormente, a apropriação indevida dos valores concedidos pela Caixa.

Dessa forma, a idade dos idosos eram alteradas de modo a facilitar a concessão dos empréstimos mediante fraude, fato que ensejou o nome da operação, Rejuvenate, que significa em latim rejuvenescimento.

Os investigados poderão responder pelos crimes de estelionato, disposto no Art. 171. do Código Penal, falsidade ideológica, disposto no Art. 299. do Código Penal e inserção de dados falsos em sistema de informações, disposto no Art. 313-A do Código Penal.

(Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.