Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal combate crimes praticados no complexo portuário de São Francisco do Sul

sábado, 31 de agosto de 2019

Polícia Federal combate crimes praticados no complexo portuário de São Francisco do Sul

A Polícia Federal, com apoio técnico da Anvisa, iniciou, nessa sexta-feira (30/8), a Operação A Bordo, destinada a combater crimes praticados no complexo portuário de São Francisco do Sul.

Aproximadamente, 15 policiais federais estiveram cumprindo três mandados de busca e apreensão, além de medidas cautelares diversas da prisão no município de São Francisco do Sul (SC).

Inquérito policial, instaurado em 2015, apura condutas irregulares de um servidor da referida agência de vigilância sanitária na inspeção de navios que atracam no referido porto, o qual teve suas funções públicas suspensas, na data de ontem, por ordem judicial.

A atuação criminosa consistia na exigência de vantagens indevidas e na imposição de serviços extraordinários, visando à não autuação das embarcações e consequente liberação para prosseguirem o curso normal. Também foi objeto das investigações a prática de câmbio ilegal de moeda estrangeira e a solicitação de bens diversos, de procedência estrangeira, como cigarros, bebidas alcoólicas e até alimentos, por parte do responsável pelas inspeções a bordo.

Um dos indícios do cometimento dos ilícitos é que a quantidade de inspeções a bordo dos navios que atracam no porto de São Francisco do Sul é muito superior à média nacional, superando consideravelmente portos de maior movimento, sem justificativa. Outra circunstância que chamou a atenção dos investigadores foi o fato de haver inspeções em fins de semana e feriados, quando não há expediente no posto local da Anvisa.

Os investigados poderão ser indiciados pelos crimes de concussão, corrupção ativa e prevaricação.

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.