Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal combate emigração ilegal

quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Polícia Federal combate emigração ilegal

Na manhã dessa quarta-feira (31/7), a Polícia Federal iniciou a Operação Caicai para combater a prática de emigração ilegal de brasileiros para os Estados Unidos da América, via território mexicano.

Foram cumpridos dois mandados judiciais de prisão preventiva e quatro mandados judiciais de busca e apreensão; todos expedidos pela Justiça Federal em Governador Valadares. Três mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva foram cumpridos em Tarumirim (MG); e um mandado de busca e apreensão e um de prisão preventiva foram cumpridos em Sardoá (MG). Foram apreendidos documentos diversos, aparelhos celulares, veículos e moedas nacionais.

As investigações tiveram início no mês de julho, com base em informações recebidas da adidância da Polícia Federal que atua no México. Os investigados responderão, na medida de sua culpabilidade, pelos crimes de promoção de migração ilegal e associação criminosa; podendo cumprir até nove anos e meio de prisão, caso sejam condenados.

O nome Caicai faz referência ao “modus operandi” dos envolvidos. Cada adulto ingressava ilegalmente nos Estados Unidos da América acompanhado de criança ou adolescente, buscando evitar a deportação imediata.

(Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.