Também chamados de Compensação Financeira pela Utilização de Recursos Hídricos (CFURH), os “royalties” são valores pagos mensalmente devido ao uso da água do Rio Tocantins, definidos a partir da ocupação parcial das terras de cada município.
Segundo a Constituição Federal, tais recursos devem ser investidos em áreas como saúde, educação e assistência social e não podem ser utilizados para pagar dívidas do município com quadro de servidores.
Assinou a Recomendação o promotor de Justiça Marco Túlio Rodrigues Lopes.
Publicidade
As informações devem ser publicadas de forma simplificada, permitindo a compreensão por qualquer cidadão, com uso de tabelas, fôlderes e cartazes, incluindo extratos bancários.
Os dados também devem ser divulgados no mural da prefeitura e por meio de “link” específico no “site” da prefeitura e no portal da transparência. Tais dados devem ser acompanhados de extratos e comprovantes de transferências bancárias.
O MP-MA também solicita o encaminhamento, via ofício, das referidas informações, até o dia 22 de setembro, à Promotoria de Justiça, Defensoria Pública e Câmara de Vereadores.
No mesmo prazo, além da publicação e encaminhamento das informações, o município também deve esclarecer quais providências, devidamente comprovadas, foram tomadas para cumprir as solicitações do Ministério Público.
(Informações do MP-MA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.