Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal prende doleiros acusados de lavagem de dinheiro no Rio Grande do Sul

terça-feira, 3 de setembro de 2019

Polícia Federal prende doleiros acusados de lavagem de dinheiro no Rio Grande do Sul

A Polícia Federal, em parceria com a Receita Federal, iniciou, nesta manhã (3/9), a Operação Harpia*, que investiga os crimes de operação de instituição financeira sem autorização, evasão de divisas, lavagem de capitais e organização criminosa.

Cerca de 80 policiais federais e oito servidores da Receita Federal cumprem 16 mandados de busca e apreensão nos municípios gaúchos de Porto Alegre (4), Novo Hamburgo (1) e Santana do Livramento (6), e em Ariquemes (5), no Estado de Rondônia, além de 11 mandados de prisão.

Durante as investigações, iniciadas em 2018, foi apurada a conexão de uma rede de doleiros que atuam em Porto Alegre, Santana do Livramento (RS), Rivera (URU) e Ciudad del Este (PAR). A investigação identificou que esse grupo mantinha parceria cambial, conhecida como “dólar-cabo”, para a prática da lavagem de dinheiro de diversas atividades criminosas no Brasil e no Exterior, inclusive com a utilização de madeireiras da Região Norte do país.

A partir das informações coletadas com o cumprimento dos mandados de busca e apreensão, a Polícia Federal e a Receita Federal buscam identificar a origem e o volume de recursos ilícitos transacionados pelos investigados, que tiveram movimentação financeira de mais de um bilhão de reais entre os anos de 2015 e 2019.

* Harpia é uma das maiores aves de rapina do mundo e que está presente em grande parte do Brasil, principalmente na Amazônia.

(Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.