Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Em Viana, operação da polícia e do MP-MA prende guardas-municipais por associação criminosa

quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Em Viana, operação da polícia e do MP-MA prende guardas-municipais por associação criminosa

O Ministério Público do Maranhão, por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Viana, em conjunto com as polícias Civil e Militar, realizou, nessa terça-feira (1º/10), operação de combate ao crime em Viana, que resultou na prisão de seis guardas-municipais. Eles foram autuados pelos crimes de associação criminosa e posse ilegal de arma de fogo e munição.

Foram presos: José Raimundo Costa, conhecido como Manelão; João Batista Meireles, conhecido como Curica; Rayones Queiroz de Sousa; Francisco de Assis Mendonça Neto; e Marcio Aurélio Mendonça.

Vantuir Costa Neves, que tinha contra si mandado de prisão preventiva, foi preso e conduzido até a Delegacia Regional de Polícia Civil de Viana.

Também envolvido nas condutas criminosas, o guarda-municipal Raimundo dos Santos Baia Pinheiro, ao ser abordado, disparou contra os policiais e acabou sendo atingido. Ele recebeu os primeiros socorros das próprias forças policiais envolvidas na operação, que o conduziram até o hospital de Viana. Mas não resistiu e veio a óbito.

Na residência de Raimundo dos Santos Pinheiro, foi encontrada uma arma de fogo calibre 38,  com quatro projéteis intactos e duas deflagradas, duas placas balísticas para colete com identificação suprimida e um par de algemas

No total, foram apreendidas três armas de fogo, uma espingarda desmontada, 74 proj[eteis de calibres variados, dois simulacros de arma de fogo e seis placas para colete balístico.

Investigação

Diante de notícia de abusos praticados por funcionários contratados pela Guarda Municipal de Viana, foi iniciada a investigação que culminou na expedição de oito mandados de busca e um mandado de prisão preventiva.

Segundo as denúncias, oito guardas-municipais contratados costumavam ostentar em via pública armas de fogo, praticavam ameaças e abusos de autoridade contra os cidadãos vianenses.

(Informações do MP-MA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.