Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal inicia operação que combate lavagem de ativos em Alagoas

segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Polícia Federal inicia operação que combate lavagem de ativos em Alagoas

A Polícia Federal iniciou na manhã da última sexta-feira (11/10), nas cidades de Maceió (AL) e Curitiba (PR), a Operação Arremate com o objetivo de combater um esquema de lavagem de capitais por meio de compras de imóveis em hastas públicas. Os mandados de busca e apreensão foram autorizados pelo Supremo Tribunal Federal.

As investigações têm por objetivo identificar e comprovar o provável envolvimento de uma autoridade pública como responsável por arrematações de imóveis em hastas públicas que aconteceram nos anos de 2010, 2011, 2012 e 2016, utilizando-se de interposta pessoa com o objetivo de ocultar a sua participação como beneficiário final das operações. Essas compras serviriam para ocultar e dissimular a utilização de recursos de origem ilícita, bem como viabilizar a ocultação patrimonial dos bens e convertê-los em ativos lícitos.

Foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão nas cidades de Maceió (AL) e Curitiba (PR) com o objetivo de arrecadar elementos de prova relacionados aos fatos investigados. Para o cumprimento das diligências, 70 policiais federais participaram das diligências nos dois Estados.

Os valores das arrematações sob investigação são de, aproximadamente, R$ 6 milhões (valores ainda sem as devidas correções monetárias).

Os envolvidos poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de: lavagem de ativos, corrupção ativa, corrupção passiva, peculato, falsificações e pelo tipo penal de integrar organização criminosa.

(Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.