Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal prende homem que armazenava madeira ilegal em Pedra Branca do Amapari (AP)

segunda-feira, 4 de maio de 2020

Polícia Federal prende homem que armazenava madeira ilegal em Pedra Branca do Amapari (AP)

A Polícia Federal prendeu em flagrante, na madrugada da última sexta-feira (30/4), um homem por armazenar madeira ilegal no pátio de sua serraria, na Rodovia Perimetral Norte, no Bairro Água Fria, em Pedra Branca do Amapari (AP).

Após informação, os policiais chegaram ao local e verificaram dois caminhões carregados de madeira serrada e prontos para o transporte, cujo destino final seria o Estado do Piauí. 

Ao confrontarem a volumetria da madeira em pátio com o estoque regular que a empresa possui cadastrado no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recurso Naturais Renováveis (Ibama), verificou-se que a empresa possuía origem para apenas 8m³ de madeira serrada, porém, no pátio, havia 174m³ de madeira sem origem comprovada.

O administrador da empresa ainda apresentou aos policiais federais guias de Documento de Origem Florestal (DOF) que seriam utilizadas para esquentar as madeiras já carregadas e, eventualmente, ludibriar a origem ilícita caso fosse objeto de fiscalização no trajeto. 

O preso foi encaminhado ao Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen), onde permanecerá à disposição da Justiça Federal e poderá responder pelos crimes de armazenamento de madeira ilegal, receptação qualificada e falsidade ideológica e, se condenado, poderá cumprir pena de até 12 anos de reclusão. 

(Informações da PF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.