Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal inicia operação de combate a desvios de recursos da Saúde

quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Polícia Federal inicia operação de combate a desvios de recursos da Saúde


 A Polícia Federal iniciou, na manhã desta quarta-feira (23/9), a Operação Sem Misericórdia, que investiga o desvio de mais de dois milhões de reais de recursos do SUS destinados à Santa Casa de Santana do Livramento.

 Policiais federais cumpriram dez mandados de busca e apreensão no município gaúcho de  Sarandi (2) e nas cidades de Vitória (1), Vila Velha (4), Afonso Cláudio (1), Venda Nova do Imigrante (1) e São Domingos do Norte (1), no Espírito Santo, além de ordens judiciais de sequestro de bens, de bloqueio de contas bancárias e medidas cautelares de natureza pessoal, expedidos pela 22ª Vara Federal de Porto Alegre.

 A investigação apura o desvio de recursos públicos a partir de contrato firmado entre a Santa Casa de Misericórdia, sob intervenção da Prefeitura de Santana do Livramento, e uma organização social responsável pela gestão do hospital durante o período de maio a novembro de 2019.

 No período do contrato, a organização social subcontratou duas empresas pertencentes ao mesmo grupo criminoso para a execução de atividades de assessoria e consultoria, em valor global superior a um milhão de reais, como forma de justificar o desvio de verbas realizado por diversas transferências bancárias ao longo de todo o período, bem como permitir a contabilização nas empresas de destino como se os recursos fossem lícitos.

 Além disso, notas fiscais e contratos com empresas de fachada foram forjados com o propósito de sustentar as transferências ocorridas anteriormente sem o adequado lastro contábil.

A estimativa é que mais de R$ 1,5 milhão foram repassados para diversas pessoas físicas investigadas, principalmente para o diretor da organização social contratada pela prefeitura, que efetuou, no período de contrato, saques em espécie que somaram mais de R$ 500 mil.

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.