Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal inicia operação para investigar atos de corrupção em liberação de licenças ambientais

quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Polícia Federal inicia operação para investigar atos de corrupção em liberação de licenças ambientais


 A Polícia Federal iniciou, na manhã dessa quarta-feira (21/10), a Operação O Quinto Ato* com o objetivo de desvendar um esquema criminoso, que aconteceu entre os anos de 2014 e 2015, com o pagamento de vantagens indevidas para fins de intervenção no Ibama, visando à liberação da licença ambiental de instalação do Porto Pontal Paraná Importação e Exportação SA, no Estado do Paraná.

A investigação é desdobramento da Operação Politeia, iniciada pela Polícia Federal no ano de 2015, oportunidade em que foi identificado que bens de luxo pertencentes a um parlamentar federal teriam sido pagos com a utilização de recursos decorrentes de vantagens indevidas recebidas de empresários que tinham interesse em sua atuação política nos órgãos federais. Também há indícios de pagamentos de vantagens indevidas em espécie.

Por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF), foram expedidos 12 mandados de busca e apreensão em endereços vinculados aos investigados, e também foi determinado o bloqueio de valores financeiros.

Aproximadamente, 50 policiais federais participaran das ações nas cidades de Curitiba (PR), Pontal do Paraná (PR), Gaspar (SC) e São Paulo (SP).   

* O nome da operação, O Quinto Ato, é uma referência ao rastreamento financeiro efetuado pela Polícia Federal a partir do pagamento da “5ª parcela” de um jato executivo adquirido pelo parlamentar investigado.

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.