Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal participa da Operação Ágata no Pará e apreende mais de 140 toneladas de minério manganês de origem ilegal

terça-feira, 27 de outubro de 2020

Polícia Federal participa da Operação Ágata no Pará e apreende mais de 140 toneladas de minério manganês de origem ilegal


 A Polícia Federal, em conjunto com Marinha do Brasil, Ibama, Agência Nacional de Mineração e Receita Federal, participou da execução da Operação Ágata. A ação teve por objetivo intensificar a fiscalização em rios e áreas portuárias (portos de Barcarena e  Santarém), com intuito de combater crimes ambientais, tráfico de drogas, contrabando e descaminho. A operação transcorreu durante os dias 22, 23, 24 e 25 de outubro.

A PF atuou em Barcarena, Santarém, Mosqueiro, Curralinho e São Sebastião da Boa Vista, com o objetivo de reforçar a repressão de delitos nesses locais. Ao todo, 33 policiais federais participaram da ação, além de militares da Marinha, fiscais do Ibama, ANM e auditores da RFB.

O minério de manganês é considerado material essencial na fabricação de ligas metálicas, combinado especialmente com o ferro na produção de aço. No dia 23/10/2020, duas pessoas foram presas em flagrante, em empresas localizadas na retroárea do Porto de Vila do Conde, Barcarena (PA), por não possuírem documentação legal da origem lícita de minério manganês.

Já no dia 24/10/2020, mais de 146 mil toneladas de minério de manganês foram apreendidas no porto de exportações em Vila do Conde, em Barcarena, no Pará. Foi a maior apreensão no Estado. Os 186 contêineres com manganês seriam destinados a China. Todo o minério apreendido era de origem ilegal, extraídos no Pará e vendidos com notas fiscais "esquentadas" por empresas que possuem títulos autorizativos de lavra. Além do minério, houve apreensão de maquinários.

Em continuidade às ações, na data de 25/10/2020, após levantamentos precisos de inteligência, houve a localização de dois plantios de maconha em área ribeirinha da zona rural do município de Ipixuna do Pará. Na ocasião, foram erradicados e incinerados 3 mil pés da planta, que equivalem a 1 tonelada da droga. Os cultivadores fugiram do local com a chegada das equipes (PF e MB).

* A Operação Ágata é uma ação conjunta das Forças Armadas Brasileiras em coordenação com outros órgãos federais e estaduais na faixa de fronteira da Amazônia para combater delitos transfronteiriços e ambientais.

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.