Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal inicia Operação Luxúria no Rio de Janeiro (RJ)

sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Polícia Federal inicia Operação Luxúria no Rio de Janeiro (RJ)


 Nesta sexta-feira (18/12), a Polícia Federal iniciou a Operação Luxúria, de combate ao abuso sexual infantil e à posse e compartilhamento, pela “internet”, de fotografias e vídeos de violência sexual infantojuvenil.

As investigações tiveram início no 1º semestre deste ano e com a utilização de ferramentas de inteligência artificial e sofisticadas técnicas policiais de vigilância virtual foram identificados dois homens que compartilhavam arquivos com cenas de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Na ação de hoje, que conta com a participação do 39º Batalhão da Polícia Militar, estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão – Belford Roxo (2) e Duque de Caxias (2) –, todos expedidos pela 4ª Vara Federal Criminal de São João de Meriti (RJ).

Um dos alvos, além de compartilhar, foi preso, em flagrante, por armazenar material com cenas de abuso sexual infantil, crime previsto no Artigo 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente, que prevê pena de reclusão de até 4 anos.

O material apreendido, em especial os equipamentos eletrônicos, como “notebooks”, HDs e celulares, serão submetidos a exame pericial para o aprofundamento das investigações, de forma a se identificar vítimas, outros criminosos e demais crimes praticados.

Esta é a 4ª operação da PF iniciada no mês de dezembro, no Rio de Janeiro, de combate à violência sexual infantil (Operação Sextourismus, em Búzios; A Caçada realizada em duas fases e a Operação Luxúria, iniciada na data de hoje).

Ao todo, neste mês, foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão em oito municípios, e três pessoas foram presas, em flagrante delito, por armazenarem arquivos com cenas de abuso sexual infantil.

O nome da operação foi escolhido em razão de, segundo a doutrina cristã, a luxúria ser um dos sete pecados capitais e retratar o desejo sexual intenso, lascívia, um comportamento desregrado em relação aos prazeres do sexo.   

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.