Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal investiga fraudes de mais de meio bilhão de reais

terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Polícia Federal investiga fraudes de mais de meio bilhão de reais


 A Polícia Federal iniciou nesta terça-feira (15/12), com apoio da Controladoria Geral da União (CGU) e Ministério Público Federal, a Operação Policial Zigzag 2 para combater corrupção ativa e passiva, peculato, organização criminosa, fraude ao caráter competitivo de procedimentos licitatórios e fraude na execução de contratos.

A PF representou por sete mandados de busca e apreensão, uma ordem de afastamento de servidor, bloqueio de quase R$ 50 milhões dos investigados e impedimento de três pessoas jurídicas de contratarem com a Administração Pública; expedidos pela 4ª Vara Federal de Belo Horizonte e cumpridos por 25 policiais federais e quatro auditores da CGU no município de Uberlândia

Trata-se da quarta fase da Operação Rota BR-090, que investiga contratos para obras rodoviárias do Dnit-MG e perfazem um total de mais de R$ 1,1 bilhão. Os crimes apurados teriam impingido um prejuízo estimado de mais de meio bilhão de reais aos cofres públicos. Doze servidores foram afastados durante toda a investigação, sendo quatro ex-superintendentes.

Na primeira fase da operação, servidores públicos e empresas responsáveis pelo desvio de recursos públicos do Dnit na região de Oliveira (MG) foram investigados. Apurações posteriores identificaram que a supervisora dos contratos teria participado do esquema delituoso, ocasionando o início da 2ª fase. Duas das empresas investigadas também estariam agindo junto a servidores públicos nas regiões das cidades mineiras de Prata e Teófilo Otoni, resultando na 3ª fase da operação.

A fase de hoje trata da ampliação das investigações sobre as duas empresas citadas, visto que também teriam atuado de forma fraudulenta em contratos da região de Uberlândia (MG); além de haver indícios de que se teriam utilizado de uma terceira pessoa jurídica para que o grupo criminoso continuasse atuando na região do Prata, sem chamar a atenção dos órgãos de controle.

Além dos crimes já citados, os investigados poderão responder por sanções previstas nas leis nº 12.846/13 e nº 8.666/93, estando sujeitos a até 40 anos de prisão, se condenados.

O Estado de Minas Gerais possui a maior malha rodoviária do Brasil. A precariedade das estradas resulta, todo ano, em centenas de mortes e alto prejuízo econômico. A PF criou um canal de denúncias para auxiliar no combate a crimes que perpetuam essa realidade: rota090.delecor.mg@pf.gov.br.

Seguindo todos os protocolos de cuidados do Ministério da Saúde em face da pandemia da covid-19, a Polícia Federal continua trabalhando.

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.