A Polícia Federal, em ação de cooperação policial internacional, colaborou para a prisão, no último sábado (9/1), de um dos líderes de organização criminosa voltada para o tráfico de drogas e armas de fogo a partir da fronteira do Brasil com o Paraguai. A prisão foi efetuada pela Polícia Nacional do Paraguai em Pedro Juan Caballero.
O preso era foragido da Operação Exílio, iniciada pela PF em junho de 2020, com o objetivo de desarticular organização criminosa voltada para o tráfico internacional de drogas e armas de fogo.
A prisão foi possível em razão de intensa cooperação entre PF, Abin, polícias Civil e Militar do Mato Grosso do Sul, Polícia Nacional do Paraguai e Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai.
Após a captura, houve uma tentativa de resgate do criminoso em solo paraguaio, que contou com intenso tiroteio e sequestro de um policial. No entanto, as autoridades do país vizinho conseguiram frustrar a ação, além de prender dois suspeitos e apreender fuzis, carregadores e coletes balísticos.
O foragido foi entregue à PF no domingo (10/1), na fronteira entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este.
A ação é parte da estratégia da PF para o enfrentamento ao crime organizado a partir das diretrizes voltadas à prisão das lideranças, descapitalização patrimonial das organizações e cooperação policial internacional.
(Informações da PF)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.