Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: No Ceará, Polícia Federal inicia Operação Tantos no combate ao crime de compra de votos

sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

No Ceará, Polícia Federal inicia Operação Tantos no combate ao crime de compra de votos


 A Polícia Federal iniciou a Operação Tantos com o objetivo de combater crimes eleitorais, no Ceará, na manhã desta sexta-feira (29/1).

Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Eleitoral, sendo seis em Catarina (CE) e três em Fortaleza (CE). Na capital cearense, houve atuação nos bairros Cocó e José Bonifácio. A ação policial decorre de representação do Ministério Público Eleitoral em Ação de Investigação Judicial Eleitoral.

 Em Inquérito Policial em curso, é apurada a prática de captação ilícita de sufrágio, popular “compra de votos” nas últimas eleições no município de Catarina (CE).

As investigações denotam prática de oferecimento de valores, cheques, ameaças, propostas de emprego, uso dos cartões do benefício social e de aumento de salário de servidores públicos em Catarina (CE) em troca de votos, por meio de estratégias ilícitas com influência política e uso dos recursos do erário municipal.

As buscas objetivaram trazer material probatório no interesse dessa investigação. Foram apreendidos computadores, celulares e documentos. Não houve prisão.  A pena para o delito de compra de votos é de 1 a 4 anos de reclusão.

* O nome da operação remete a termo utilizado por um dos investigados, que prometia “tantos mil” em troca de votos.

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.