Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Militar inicia mais uma fase da Operação Ilha Segura

segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Polícia Militar inicia mais uma fase da Operação Ilha Segura


 No último sábado (9), a Polícia Militar do Maranhão iniciou a Operação Ilha Segura nos quatro municípios de São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar, que compõe a Região Metropolitana. O efetivo se reuniu no Quartel do Comando Geral, onde recebeu as orientações sobre a operação.

As ações envolvem o Comando de Missões Especiais (CME), o Comando de Policiamento Especializado (CPE), Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) e demais unidades da corporação. O policiamento é realizado por meio de barreiras, incursões, patrulhamento, abordagens a pessoas e a veículos.

Durante a operação, os carros de transporte de passageiros (ônibus, táxis e motoristas de aplicativos) foram priorizados nas abordagens, visando coibir furtos e roubos, além de ações realizadas contra o tráfico de drogas, apreensão de armas de fogo.

Também foram realizadas “blitzen” pelo Batalhão de Policiamento Rodoviário (BPRv) e pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) nas principais ruas e avenidas da Região Metropolitana, com ações de fiscalização e orientação sobre a Lei Seca, visando um trânsito mais seguro.

Conhecendo um pouco mais sobre a Lei Seca

A Lei 11.705, aprovada em 2008, ficou mais conhecida como Lei Seca por reduzir a tolerância no nível de álcool no sangue de quem dirige. Com a sanção da nova lei, o Código de Trânsito Brasileiro foi alterado e provocou grandes mudanças nos hábitos da população brasileira.

A antiga legislação permitia a ingestão de até seis decigramas de álcool por litro de sangue. Quando foi sancionada, a Lei Seca tolerava 0,1mg de álcool por litro de sangue. Atualmente, o nível máximo é de 0,05mg/L.

Quem dirige embriagado pode ser multado em R$ 2.934,70, e ter o direito de dirigir suspenso por 12 meses. Em caso de reincidência no período de um ano, o valor da multa será aplicado em dobro.

(Informações da SSP-MA)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.