Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal combate crime organizado na fronteira com a Guiana Francesa

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Polícia Federal combate crime organizado na fronteira com a Guiana Francesa


 A Polícia Federal iniciou, nesta quinta-feira (11/2), a Operação Quinino*, nos municípios de Oiapoque (AP) e Macapá (AP). O objetivo é desarticular duas organizações criminosas que atuam em ambas cidades, praticando diversos crimes.

Cerca de 30 policiais federais dão cumprimento a sete mandados de busca e apreensão e a dois mandados de prisão preventiva em Oiapoque; além de um mandado de busca e apreensão e outro de prisão preventiva em Macapá. Os alvos são residências e um órgão público.

As investigações da Polícia Federal tiveram início após apreensão de armas e drogas na região de Oiapoque, trazidas por indivíduos que tentavam entrar no Brasil por via marítimo-fluvial. Na ocasião, foi descoberta uma rota ilegal entre Suriname, Guiana Francesa e Brasil. Esse caminho era usado para a prática de diversos crimes transnacionais: como tráfico internacional de drogas, de armas e de pessoas. Além disso, promovia a migração ilegal para os países fronteiriços com o Estado do Amapá. Apurou-se que, por semana, um grupo realiza em torno de três viagens internacionais, com, em média, 20 passageiros em cada uma, ao custo de R$ 1,5 mil por pessoa.

Ainda no âmbito da operação de hoje, a PF trabalha para desarticular outro grupo criminoso que controla o tráfico de cocaína na região de Oiapoque.

Uma vez condenados, os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes já citados, além de organização criminosa e associação para o tráfico. A pena somada em todos os delitos alcança 37 anos de reclusão.

* Quinino é o nome do componente de um remédio utilizado no tratamento da malária, doença tropical que acomete muitas das pessoas que se arriscam nessas rotas ilegais.  

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.