Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal inicia Operação Hydra para investigar obtenção fraudulenta de benefício social

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Polícia Federal inicia Operação Hydra para investigar obtenção fraudulenta de benefício social


 A Polícia Federal iniciou, nesta quinta-feira (25/2), a Operação Hydra, que objetiva desarticular um esquema montado para obtenção fraudulenta do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social concedido ao idoso com mais de 65 anos (Loas), tendo a ação contado com a participação de 23 policiais federais.

Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão nas cidades de Montanha (ES), Mucurici (ES) e Nanuque (MG).

Em síntese, o “modus operandi” consistia em se produzir documentos de pessoas com mais de 65 anos, para que idosos envolvidos na fraude, e se passando por esses idosos fictícios, comparecessem ao INSS e requeressem os benefícios assistenciais.

A investigação da Polícia Federal teve início em setembro/2019, mas já revelou que a fraude vem acontecendo, ao menos, desde 2013, o que pode ter provocado um prejuízo aos cofres públicos de mais de R$ 1 milhão.

O nome da operação se refere à Hydra de Lerna, monstro da mitologia grega que possuía várias cabeças, assim como faziam os investigados, criando vários falsos idosos.

Os envolvidos são investigados pelas práticas de vários crimes de estelionato majorado (Art. 171., § 3º, do Código Penal) e lavagem de dinheiro (Art. 1º da Lei nº 9.613/1998), cujas penas totais ultrapassam os 15 anos de reclusão.

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.