Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal inicia a terceira fase da Operação Bad Trip

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

Polícia Federal inicia a terceira fase da Operação Bad Trip


 A Polícia Federal iniciou, nesta sexta-feira (5/2), a terceira fase da Operação Bad Trip, que tem o objetivo de desarticular grupo criminoso que realizava o tráfico ilícito de entorpecentes, de droga sintética metilenodioximetanfetamina, conhecida popularmente como ecstasy.

Estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão temporária nas cidades do Rio de Janeiro (RJ), Ilha Bela (SP) e Goiânia (GO). Os mandados foram expedidos, após representação da Polícia Federal, pelo Juízo da 2ª Vara Criminal de Parauapebas (PA).

Nesta fase, as investigações evoluíram e foi possível alcançar mais outros envolvidos na cadeia criminosa, após uma primeira prisão, em flagrante, de três indivíduos no recebimento de correspondência nos Correios, no dia 11/12/2020, no momento em que recebiam 200 comprimidos de ecstasy e a segunda fase, em 19/1/2021, com cumprimento de oito mandados de busca e apreensão e prisões temporárias.

Até o momento, nesta terceira fase, estão sendo realizadas as buscas e apreensões e foi confirmada a prisão temporária de mais um dos investigados.

As investigações apuraram que os envolvidos atuavam de forma estável e permanente para a venda dos entorpecentes sintéticos por grupos e aplicativos de mídias sociais de vários Estados da Federação e encaminhavam via Correios para distribuição e venda em festas eletrônicas, “rave”, organizadas e frequentadas pelo grupo com o objetivo de distribuir aos jovens e adolescentes na cidade de Parauapebas (PA).

Com a conclusão das investigações, os detidos responderão pela prática de crime previsto no Art. 33. (tráfico ilícito de entorpecentes), “caput”, e Art. 35. c/c 40 inc. V (associação para tráfico ilícito de entorpecentes), da Lei 11.343/06, com penas que variam de 5 a 15 anos de reclusão, com aumento de um sexto a dois terços por se tratar de tráfico interestadual, cumulado com penas de 3 a 10 anos de reclusão pelo delito de associação ao tráfico ilícito de entorpecentes.

Operação ainda está em andamento, com mais dados a ser divulgados ao longo do dia.

* O nome da operação, Bad Trip, é o termo (gíria) que representa as sensações fisiológicas e psicológicas desagradáveis provocadas pelo uso de substâncias psicoativas durante os efeitos psicotrópicos. Um sintoma comum de “bad trip” é o usuário se sentir perseguido ou preso à viagem e temer nunca mais ficar são novamente.  

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.