Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal, em ação conjunta com o Exército, desocupa garimpo em Mato Grosso

sábado, 13 de março de 2021

Polícia Federal, em ação conjunta com o Exército, desocupa garimpo em Mato Grosso


 A Polícia Federal iniciou, nessa sexta-feira (12/3), a segunda fase da Operação Alfeu em garimpo ilegal de ouro, no interior da Terra Indígena Sararé, região de Pontes e Lacerda, em Mato Grosso.

A desocupação e a inutilização foram determinadas pela 2ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Cáceres (MT). Participaram da ação 50 policiais federais e 110 militares do Exército Brasileiro.

A ação conjunta com o Exército Brasileiro faz parte da Operação Verde Brasil e contou com apoio de helicópteros, drones e imagens de satélites. Uma equipe da PF especializada em explosivos ajudou na destruição do maquinário utilizado pelos criminosos.

O objetivo foi desocupar um garimpo ilegal no Rio Sararé e inutilizar os instrumentos empregados na exploração clandestina.

Esta é a terceira operação da Polícia Federal em duas semanas em Mato Grosso no combate à exploração e venda ilegal de ouro. Na semana passada, quatro pessoas foram presas na Operação Ouro Sujo e na terceira fase da Operação Papagaio de Ouro.

Em maio do ano passado, a Polícia Federal realizou a primeira fase da Operação Alfeu no mesmo local. Após a retirada das forças policiais, os garimpeiros invadiram, novamente,e a área.

* O nome da operação é uma referência a Alfeu, deus do rio na mitologia grega.  

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.