Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal inicia duas operações em Mato Grosso para combater venda ilegal de ouro

terça-feira, 2 de março de 2021

Polícia Federal inicia duas operações em Mato Grosso para combater venda ilegal de ouro


 A Polícia Federal iniciou duas operações para combater a venda ilegal de ouro, proveniente de garimpos clandestinos. A legislação brasileira prevê que a compra de ouro somente pode ser realizada por instituições credenciadas pelo Banco Central do Brasil e desde que tenha sido extraído por pessoas autorizadas pela Agência Nacional de Mineração.

Operação Ouro Sujo

A Polícia Federal iniciou, na manhã desta terça-feira (2/3), a Operação Ouro Sujo nas cidades de Pontes e Lacerda (MT) e Vila Bela de Santíssima Trindade (MT). Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e três de prisão temporária, expedidos pela 5ª Vara Federal de Cuiabá (MT).

O grupo investigado realizou movimentações financeiras suspeitas que atingiram o montante de cem milhões de reais em menos de cinco anos. Em um dos casos, o investigado utilizou as contas bancárias de sua filha, de nove anos de idade, para movimentar quase dez milhões de reais em dois anos.

A Polícia Federal busca arrecadar provas para aprofundar a investigação e apreender o patrimônio adquirido por meio do crime. A Justiça Federal também determinou o sequestro de imóveis e veículos, bloqueio de contas bancárias e até a suspensão das atividades de uma empresa que estaria atuando como se fosse uma instituição financeira clandestina em Pontes e Lacerda (MT).

 O nome Operação Ouro Sujo é referência à clandestinidade da extração e venda do ouro.

Operação Papagaio de Ouro – Fase 3

A Polícia Federal iniciou, hoje (2/3), a terceira fase da Operação Papagaio de Ouro. Cerca de 60 policiais federais cumpriram 13 mandados de busca e apreensão e um de prisão temporária na capital do Estado e nos municípios de Várzea Grande, Pontes e Lacerda e Peixoto de Azevedo. Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara Federal de Cáceres (MT).

Essa investigação é desdobramento da Operação Papagaio de Ouro que foi iniciada em 2020 e prendeu os responsáveis por um garimpo clandestino em Nova Lacerda (MT), havendo suspeitas que tenham extraído e vendido mais de uma tonelada de ouro de forma ilícita.

A terceira fase mira os responsáveis por adquirir, ilegalmente, o minério extraído desse garimpo. As investigações principiadas pela Polícia Federal apontam que o ouro ilegal seria “esquentado” por meio da mistura com o de procedência legal, dificultando o rastreio de sua origem.

Operação Papagaio de Ouro faz referência ao Córrego do Papagaio, local onde a investigação teve início, em que a Polícia Federal recebeu uma informação de que a área estava sendo poluída com os rejeitos de um garimpo ilegal.

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.