Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal combate esquema milionário de tráfico de drogas no Pará

terça-feira, 20 de abril de 2021

Polícia Federal combate esquema milionário de tráfico de drogas no Pará


 A Polícia Federal iniciou, hoje (20/4), a Operação Globin, decorrente de Inquérito Policial instaurado para apurar a atuação de um grupo criminoso dedicado ao tráfico internacional de drogas, no Pará. O grupo foi identificado como responsável por 380kg de cloridrato de cocaína, apreendidos pela Polícia Federal no interior de uma residência, no Distrito de Mosqueiro, em Belém (PA), no dia 17 de julho de 2019.

Cerca de 30 policiais federais deram cumprimento, em Ananindeua (PA), Benevides )PA) e Abaetetuba (PA), a seis mandados de busca e apreensão e a dois mandados de prisão preventiva, expedidos pela 3ª Vara Criminal Federal – Seção Judiciária do Estado do Pará.

Durante as investigações, observou-se que a associação criminosa fazia uso de aplicativo de criptografia de alto nível para tratar sobre atividades ilícitas, utilizando-se, também de complexo sistema de financiamento ao tráfico de drogas que movimentou mais de R$ 89 milhões.

Além da coleta de novos elementos de informações durante o cumprimento dos mandados judiciais, a Operação Globin logrou êxito no deferimento judicial de medidas de sequestro de bens móveis e imóveis avaliados, aproximadamente, em R$ 22 milhões, referentes a prédios, casa, cotas referentes a apartamentos em resorts de luxo, entre outros.

* O nome da operação refere-se a uma lenda colombiana, a qual faz alusão a um anjo que foi expulso do sono com a punição de andar pelos campos da terra, persuadindo jovens e adultos e provocando pesadelos, sonambulismo, raiva, perdimento de coisas, levando-os a vagar sem rumo. A alusão ao nome Globin está ligada diretamente aos efeitos nocivos que a cocaína causa sobre o ser humano.

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.