Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal inicia Operação Checker para combater fraudes no Auxílio Emergencial.

terça-feira, 6 de abril de 2021

Polícia Federal inicia Operação Checker para combater fraudes no Auxílio Emergencial.


 A Polícia Federal iniciou, nesta manhã (6/4), a Operação Checker para desarticular esquema de fraudes no Auxílio Emergencial, no Paraná. Policiais federais deram cumprimento a dois mandados de busca e apreensão e a dois mandados de prisão preventiva, expedidos pela Vara Federal de Umuarama (PR). As medidas adotadas hoje visam a desmantelar esquema e identificar possível envolvimento de organização criminosa.

De acordo com as investigações, para efetuarem as fraudes, os investigados faziam uso de programas de computador geradores de CPFs e “softwares” chamados “checkers”, que indicavam os titulares aptos a receberem o Auxílio Emergencial. Os saques eram realizados diretamente no caixa eletrônico, na agência bancária, ou então, quando em valores maiores, por meio de transferência prlo sistema PIX.

O líder do esquema já foi investigado por outros crimes similares, coordenando golpes anteriores, na região de Umuarama, com falsificação de documentos. Ele atuava no saque fraudulento do Auxílio Emergencial, com a utilização de “softwares” desenvolvidos por “hackers”, desde o início do programa.

Estima-se que o prejuízo causado às vítimas das referidas fraudes, bem como aos cofres públicos, apenas pelos levantamentos iniciais, seja próximo a R$ 1 milhão, sem considerar outros potenciais envolvidos, o que será possível investigar a partir da análise do material arrecadado.

* A operação foi batizada de Checker, em referência ao programa utilizado pelos investigados para obter acesso aos CPFs com potencial saldo em conta vinculada ao Auxílio Emergencial.

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.