Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal iniciou Operação Voo Baixo para investigar irregularidades na importação de produtos estrangeiros

quarta-feira, 14 de abril de 2021

Polícia Federal iniciou Operação Voo Baixo para investigar irregularidades na importação de produtos estrangeiros


 A Polícia Federal, nessa terça-feira (13/4), iniciou a Operação Voo Baixo para aprofundar investigações de aquisição e venda de drones oriundos da China, com indícios de irregularidades na importação legal dos produtos estrangeiros, o que, em tese, configura o crime de descaminho. Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal de São José dos Campos.

A investigação se iniciou após procedimento fiscal da Receita Federal de São José dos Campos (SP), que apontou para utilização de empresas constituídas em nome de terceiros, pessoas próximas ao real administrador do grupo econômico, utilizadas para emissão de notas fiscais aos clientes finais, com objetivo de não recolhimento dos impostos devidos, após migrar as atividades comerciais para novos CNPJs. Fatos que foram identificados a partir de abril/2017 e que já resultaram em autuação no valor de mais de R$ 18 milhões pela Receita Federal, somente para uma das empresas constituídas.

Após aprofundar as investigações, apurou-se que, além desses crimes de falsidade ideológica na constituição das empresas do grupo econômico e do crime de sonegação fiscal, também há indícios de que as empresas estariam vendendo drones oriundos da China, com possível importação irregular, para órgãos públicos e forças de segurança, com destaque para tribunais, secretarias de Segurança estaduais, Polícia Militar e diversas prefeituras.

No curso das diligências de ontem, a equipe policial identificou outras duas salas ocupadas pelas empresas investigadas e conseguiu, ainda no decorrer da manhã, o deferimento de decisão judicial extensiva de busca e apreensão para os novos endereços, onde foram arrecadadas outras mercadorias de origem estrangeira.

Os produtos foram encaminhados ao depósito da Receita Federal, que também participou das diligências e vem auxiliando na execução dos trabalhos.  

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.