Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Operação Embaúba II fecha serrarias clandestinas em área indígena no Pará

sábado, 22 de maio de 2021

Operação Embaúba II fecha serrarias clandestinas em área indígena no Pará


 A Polícia Federal iniciou, nesta manhã (22/5), a Operação Embaúba II, que busca desmantelar um esquema de promoção de desmatamento ilegal da Floresta Amazônica em área indígena do Alto Rio Guamá, no município de Nova Esperança do Piriá, por meio da extração e venda dos mais diversos tipos de madeira. Foram efetivados sete mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva, expedidos pela Vara Federal Cível e Criminal da SSJ de Paragominas (PA).

No dia de hoje, 38 policiais federais participam desta segunda fase da Operação Embaúba, cuja primeira parte consubstanciou no fechamento de várias serrarias e contou com o apoio do Exército Brasileiro e Ibama, por intermédio da Operação Verde Brasil 2.

As investigações se iniciaram em abril de 2020, com o levantamento de informações acerca da extração e venda de madeira clandestina por madeireiros da região de Nova Esperança do Piriá (PA).

Durante as investigações e levantamentos realizados, foi possível descobrir novos lugares de montagem de serrarias clandestinas, escondidos em meio à floresta, com intuito de  dificultar a fiscalização e o trabalho dos órgãos policiais e ambientais. Verificou-se, também, que toda a madeira serrada no município foi extraída de área indígena.

Corroborada a hipótese criminal, os investigados responderão pela prática de crime contra a flora (artigos 46, parágrafo único e 50-A da Lei nº 9.605/9), bem como pelo crime de receptação (Art. 180. do Código Penal Brasileiro), haja vista o conhecimento por parte dos proprietários e gerentes da ilicitude da madeira armazenada e processadas nas serrarias.

(Informações da PF) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.