Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal inicia Operação Código-Fonte para reprimir fraudes eletrônicas bancárias

quarta-feira, 25 de agosto de 2021

Polícia Federal inicia Operação Código-Fonte para reprimir fraudes eletrônicas bancárias


 A Polícia Federal iniciou, nesta manhã (25/8), a Operação Código-Fonte para desarticular associação criminosa especializada em fraudes eletrônicas com cartões de crédito e benefícios sociais perante a Caixa Econômica Federal, inclusive, o Auxílio Emergencial.

Policiais federais deram cumprimento a quatro mandados de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara Federal de Jundiaí. Dos mandados, três foram cumpridos na cidade de São Paulo e um na cidade de Jundiaí, com seis investigados.

A investigação foi iniciada a partir de informações obtidas após a prisão em flagrante, em 2/7/2020, de um indivíduo, na agência da Caixa, na cidade de Várzea Paulista, por saques fraudulentos de benefícios sociais em nome de terceiros.

Após trabalho investigativo com o apoio da Caixa Econômica Federal, a Polícia Federal identificou seis integrantes da associação criminosa, os quais usavam dados obtidos em bancos de dados privados e, por meio de cruzamento de informações e clonagem de cartões, buscavam beneficiários de auxílios pagos por meio eletrônico, assumindo digitalmente suas identidades e sacando os valores.

As fraudes já ultrapassaram o valor de R$ 680 mil, com a probabilidade do grupo delituoso já ter tido acesso a dados de mais de 30 mil cartões.

Os investigados vão responder pelos crimes de estelionato com causa de aumento de pena e associação criminosa, cujas penas, somadas, ultrapassam 10 anos de prisão.

* O nome da operação (Código-Fonte) vem da relação mantida pelo preso que cooptou parentes e amigos para a prática do crime, fornecendo-lhes as instruções para a prática das fraudes eletrônicas.

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.