Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal investiga hangar irregular que abastecia garimpos ilegais nas terras ianomamis

segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Polícia Federal investiga hangar irregular que abastecia garimpos ilegais nas terras ianomamis


 A Polícia Federal, em ação de apoio à fiscalização da Anac, ANP e Ibama, prendeu, em flagrante, um suspeito pelos crimes de usurpação de bens da União, extração ilegal de minério e transporte irregular de substância perigosa. Seis aeronaves e diversos bens utilizados em garimpo também foram apreendidos.

 A ação se deu na última quinta-feira (26/8), durante atuação de fiscalização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em um hangar irregular no Distrito Industrial, em Boa Vista. No local, foram encontradas diversas aeronaves com indícios de irregularidades operacionais, além de indicativos de atuarem abastecendo pontos estratégicos vinculados a garimpos ilegais na Terra Indígena Ianomami.

 No local, havia seis helicópteros, cinco carcaças de helicópteros e diversas peças de reposição irregulares. Todas as aeronaves estavam descaracterizadas, com alterações proibidas implicando alteração de peso e balanceamento destas, além de algumas estarem passando por manutenção clandestina.

 O Ibama e a ANP foram acionados para participarem da ação, sendo apreendidos diversos insumos que seriam utilizados em garimpo, tais como motores, geradores de energia e mais de 10 mil litros de combustível, além de munição. Também houve o apoio do Exército e da PRF.

 No local, um homem se identificou como responsável pelos hangares e foi preso, em flagrante, pelos crimes constantes dos Art. 2º – Lei 8.176/1991 – Lei dos Crimes contra a Ordem Econômica, – Lei 9.605/1998 – Lei de Crimes Ambientais, Art. 5.5–- Lei 9.605/1998 – Lei de Crimes Ambientais e Art. 56. –- Lei 9.605/1998 - Lei de Crimes Ambientais.

(Informações da PF) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.