Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Simultaneamente, Polícia Federal inicia duas operações contra o tráfico internacional de drogas e lavagem de capitais

quarta-feira, 24 de novembro de 2021

Simultaneamente, Polícia Federal inicia duas operações contra o tráfico internacional de drogas e lavagem de capitais


 A Polícia Federal iniciou simultaneamente, nesta quarta-feira (24/11), em atuação conjunta com a Receita Federal, as operações Canis e Urano, em razão da existência de alvos em comum.

Operação Canis

As investigações tiveram início com a abordagem e fuga do líder da organização criminosa no posto de imigração fronteiriço, entre Corumbá (MS) e o país vizinho Bolívia. Foi encontrada, em sua posse, uma extensa contabilidade criminosa, dez aparelhos celulares e documento falso que, após análises, demonstraram o envolvimento do líder da organização criminosa com o tráfico internacional de cocaína por meio de aeronaves.

Durante a fase sigilosa da operação, que teve início em fevereiro de 2019, foi apreendida carga de quase meia tonelada de cocaína em aeronave oriunda da Bolívia e identificados diversos partícipes da empreitada criminosa.

Na fase ostensiva da operação, 38 policiais federais cumprem quatro mandados de prisão e nove mandados de busca e apreensão nas cidades de Campo Grande e Dourados, no Estado de Mato Grosso do Sul; em Atibaia, no Estado de São Paulo; em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul; e em Foz do Iguaçu, no Paraná. Além disso, foi determinado o sequestro de um imóvel de luxo, diversos veículos e duas aeronaves.

“Canis aureus” é o nome científico do chacal, animal que apelidava o principal alvo da operação, o qual já fora investigado e preso em operações anteriores, todas relacionadas ao tráfico de entorpecentes.

Operação Urano

Iniciada para apurar as atividades de grupo dedicado ao tráfico internacional de entorpecentes a partir da cidade de Amambai (MS), a investigação logrou realizar a apreensão, na cidade de Naviraí (MS), de carga de cerca de 220kg de maconha.

Realizada a análise dos dados bancários e fiscais dos investigados em conjunto com o Núcleo de Pesquisa e Investigação da Receita Federal no Mato Grosso do Sul, foi possível aferir a participação de diversas pessoas e empresas na movimentação e ocultação de valores do grupo criminoso.

Nesta data, serão cumpridos nove mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão nas cidades de Campo Grande (MS) e Goiânia (GO).

O nome da Operação remete ao nome do principal investigado, que coincide com o nome de uma das luas do planeta Urano.

As investigações tramitaram na Justiça Federal em Corumbá (MS) e Campo Grande (MS) e foram realizadas conjuntamente em razão da existência de investigados em comum.  

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.