Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal inicia operação em oito Estados contra grupo especializado no transporte aéreo de cocaína da Bolívia para o Brasil

quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

Polícia Federal inicia operação em oito Estados contra grupo especializado no transporte aéreo de cocaína da Bolívia para o Brasil


 A Polícia Federal iniciou, nesta quinta-feira (2/12), a Operação Manifest para desarticular organização criminosa dedicada ao tráfico internacional de cocaína por meio da rota Bolívia-Paraguai-Brasil, com emprego de aeronaves.

Cerca de 150 policiais federais cumprem 15 mandados de prisão preventiva e 30 mandados de busca nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Roraima e no Distrito Federal. Também são executadas ordens judiciais para bloqueio de imóveis e contas bancárias, sequestro e apreensão de dez aeronaves e outros veículos e bens que estiverem em poder do grupo.

As investigações se iniciaram em dezembro de 2020, a partir de um acidente aéreo que aconteceu no município gaúcho de Muitos Capões. Na oportunidade, o avião utilizado para transportar a droga sofreu avarias no momento do pouso e permaneceu escondido, em meio à plantação, por cerca de uma semana. A apuração identificou que a organização criminosa é formada por empresários do setor de aviação agrícola, advogados, pilotos e indivíduos ligados à facção de atuação nacional.

Os crimes identificados, até o momento, são tráfico internacional de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

LOCAIS DE CUMPRIMENTO DOS MANDADOS DE PRISÃO PREVENTIVA

Vacaria (RS) – 2

Passo Fundo (RS) – 1

Carazinho (RS) – 1

Balneário Camboriu (SC) – 1

Itajaí (SC) – 1

Navegantes (SC)– 2

Guaratuba (PR) – 1

Bandeirantes (PR) – 1

Assis Chateaubriand (PR) – 1

Goiorê (PR) – 2

Ferraz Vasconcelos (SP) - 1

Ponta Porã (MS) – 1

TOTAL: 15

LOCAIS DE CUMPRIMENTO DOS MANDADOS DE BUSCA E APREENSÃO

 Vacaria (RS) – 3

Balneário Camboriu (SC) – 2

Itajaí (SC) – 1

Navegantes (SC) – 2

Bombinhas (SC) – 2

Porto Belo (SC) – 2

Chapecó (SC) - 1

Guaratuba (PR) – 1

Bandeirantes (PR) – 1

Assis Chateaubriand (PR) – 2

Goiorê (PR) – 5

Uberlândia (MG) - 3

Ferraz Vasconcelos (SP) - 1

Ponta Porã (MS) – 2

Brasília (DF) – 1

Boa Vista (RR) – 1

TOTAL: 30

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.