Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal inicia Operação Influência para investigar fraudes em licitações no Pará

terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Polícia Federal inicia Operação Influência para investigar fraudes em licitações no Pará


 Nesta terça-feira (7/12), a Polícia Federal iniciou a Operação Influência, que tem como objetivo investigar crimes licitatórios no município de Maracanã (PA). Participaram da ação o efetivo de 16 policiais federais. O Juízo da Vara Federal Cível e Criminal da SSJ de Castanhal (PA) expediu cinco mandados de busca e apreensão, sendo quatro mandados em Belém (PA) e um em Salinópolis (PA).

As investigações foram iniciadas em janeiro de 2020, a partir de suspeitas de fraudes em contratação de empresa recém-constituída, em janeiro de 2019, pela Prefeitura de Maracanã (PA). Ela a contratou diretamente, por inexigibilidade de licitação. A instituição, que nunca tinha participado de outras licitações, foi selecionada para a prestação de serviços de consultoria e capacitação nas áreas de educação e saúde.

As apurações revelaram superfaturamento de preço, mediante a contratação com superdimensionamento de objeto. Tendo em vista que o contrato celebrado previa palestras para 30 pessoas, foi verificado que a média de participantes girava em torno de 18 pessoas. O uso de documento ideologicamente falso era usado para comprovação de gastos na prestação do serviço, além de inexecução de parte do contrato.

Os envolvidos são investigados pelo crime de fraude a licitação. Este, previsto no Artigo 89, da Lei 8.666/93, com pena prevista de 3 a 5 anos de detenção.  

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.