Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal apreende 14 toneladas de pescados na costa do Rio Grande do Sul

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

Polícia Federal apreende 14 toneladas de pescados na costa do Rio Grande do Sul


 A Polícia Federal, em ação integrada com o Ibama e a Patrulha Ambiental da Brigada Militar, intensificou as ações de fiscalização e repressão à pesca ilegal no litoral sul do Estado.

Além de embarcações pesqueiras, foram alvos de inspeção os entrepostos de pescado da região. A ação teve início em 17 de janeiro e já resultou na apreensão de 14 toneladas de peixes de espécies como anchova, tubarão-mangona, tubarão-anjo, tubarão-martelo, raia-viola, bagre, corvina-viola, quatro embarcações e na prisão, em flagrante, de cinco pessoas por pesca em local interditado e de captura e venda de pescado proibido ou ameaçado de extinção.

A estimativa é que os bens e mercadoria apreendidos totalizem cerca de um milhão de reais, além dos valores em multas administrativas aplicadas pelo Ibama aos infratores.

Os pescados foram destinados a mais de 25 instituições beneficentes das cidades de Rio Grande e Pelotas, por meio do projeto assistencial Mesa Brasil, do Sesc.

A operação faz alusão à espécie de peixe denominada miragaia (Pogonias cromis), também conhecida como corvina-preta, presente no estuário da Lagoa dos Patos e, atualmente, inserida na lista oficial de espécimes aquáticas da fauna brasileira ameaçadas de extinção (Portaria MMA nº 445/2014).

 (Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.