Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal inicia operação de fiscalização de carregamentos de madeira, no Porto de Manaus

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

Polícia Federal inicia operação de fiscalização de carregamentos de madeira, no Porto de Manaus


 A Polícia Federal iniciou, na tarde da última sexta-feira (11/2), operação de fiscalização de carregamentos de madeira, no Porto de Manaus. A operação tem como objetivo colocar em prática os conhecimentos adquiridos no curso, tais como identificar possíveis fraudes no carregamento, a partir da conferência das espécies, dos volumes e das informações constantes na documentação da madeira. 

Participaram da operação cerca de 30 policiais federais, agentes do Ibama e, na condição de alunos, representantes da Colômbia, Espanha, Estados Unidos, França, Países Baixos, Panamá, Paraguai, Portugal e Rússia, além de professor convidado da Universidade Federal Tecnológica do Paraná, que desenvolveu um “software” capaz de identificar a espécie da árvore com uma simples foto de um pedaço da madeira feita a partir de celular, evitando, assim, um dos tipos de fraudes mais comuns no tráfico de madeira ilegal. 

A operação é a última etapa do curso oferecido a policiais alfandegários da América Latina, Europa e Estados Unidos de fiscalização de madeira, que ocorreu, entre os dias 7 e 11/2, no Centro de Integração e Aperfeiçoamento em Polícia Ambiental (Ciapa), base da Polícia Federal no coração da Floresta Amazônica. Finalizado o curso, o Projeto Madeira de Lei continua com a integração policial no combate ao tráfico internacional de madeira.     

O Projeto Madeira legal conta com o apoio da EL PAcCTO Europa-Latino América – Programa de Assistência Contra o Crime Transnacional Organizado, que reconhece na Polícia Federal a prioridade de lutar efetivamente contra o tráfico internacional de madeira. A organização objetiva a realização de operações conjuntas entre a América Latina e os estados-membros da União Europeia, em colaboração com a Europol.     

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.