Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Civil prende três homicidas na Grande Ilha

sábado, 19 de março de 2022

Polícia Civil prende três homicidas na Grande Ilha


 Desde a última quarta-feira (16), a Polícia Civil do Maranhão vem realizando ações distintas no intuito de oferecer uma resposta aos crimes de homicídios que aconteceram na capital maranhense. Sendo assim, nas últimas 48 horas, a Superintendência Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (SHPP) prendeu três pessoas investigadas de cometer crimes contra a vida.

Na quarta-feira (16), investigadores da Polícia Civil da Área Norte do Departamento de Homicídios da Capital cumpriram um mandado de prisão temporária contra o segundo suspeito do assassinato do indivíduo Hailton de Jesus Rodrigues Araújo, conhecido como Café, fato cometido no Bairro Vicente Fialho, em 10 de setembro de 2020. Segundo as investigações, o preso é liderança da facção B40 no Bairro Vicente Fialho, e a vítima, integrante da facção Comando Vermelho, teria sido assassinada em razão da guerra entre as duas facções.

Ainda na quarta-feira, a Delegacia de Homicídios Leste do Departamento de Homicídios da Capital (DHC/SHPP) identificou a autoria do homicídio de José Carlos Mendes Silva, cujo corpo foi encontrado envolto em lona plástica e amarrado em uma rua do Bairro Maiobinha, no último dia 9 de março.

Diversas diligencias investigatórias foram realizadas desde que o corpo foi encontrado, as quais resultaram na identificação do veículo utilizado para deixar o corpo no local e, posteriormente, na sua localização em um lava a jato no Bairro da Cidade Operária. Nele, ainda foram encontrados os otens utilizados para embrulhar o corpo e a motocicleta da vítima, que teve sua cor e placa adulteradas pelos envolvidos. O proprietário do lava a jato foi preso e seu depoimento somado ao de testemunhas identificadas no mesmo estabelecimento permitiram a confirmação de sua participação no crime.

Segundo a SHPP, tanto o autor como a vítima atuavam com agiotagem, sendo essa a motivação do homicídio. Segundo restou apurado, a vítima era credora tanto do autor como de seu filho e vinha exigindo o pagamento dos valores devidos.

Já na última quinta-feira (17), investigadores da Delegacia de Homicídios Área Oeste, Departamento de Homicídios da Capital (SHPP), deram cumprimento ao mandado de prisão temporária contra um homem, investigado por ser o mandante do homicídio de Willans James Mota Sousa, no dia 29 de maio de 2021, na Avenida Getúlio Vargas, em frente ao albergue da Seap, em   São Luís.

O crime aconteceu em razão da vítima (que cumpria pena no albergue) ter brigado com outro custodiado em razão de um jogo de cartas. Em decorrência dessa briga, os dois envolvidos que cumpriam pena por latrocínio (assalto a banco) começaram a fazer ameaças recíprocas conforme foi apurado durante as investigações.

O custodiado (mandante do crime) ordenou a outro individuo a missão de tirar a vida de Willans Sousa, que foi morto com um tiro na cabeça enquanto a vítima se despedia da família ao entrar para o albergue. 

A investigação prossegue para identificação do autor do crime na Superintendência de Homicídios e de Proteção a Pessoas (SHPP).

(Informações da SSP-MA)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.