Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal inicia operação de repressão ao tráfico interestadual de drogas

sexta-feira, 8 de abril de 2022

Polícia Federal inicia operação de repressão ao tráfico interestadual de drogas


 Nesta sexta-feira (8/4), a Polícia Federal iniciou a Operação Bragi, voltada à repressão do crime organizado e do tráfico interestadual de drogas.

Policiais cumpriram três mandados de prisão preventiva, três mandados de busca e apreensão, um mandado de apreensão de veículo e um mandado de bloqueio de ativos financeiros. As diligências ocorrem simultaneamente em Campinas (SP), São Paulo (SP), Piracicaba (SP), Ribeirão Preto (SP) e Redenção (PA). Em um dos endereços, foram apreendidos computadores, celulares e documentos.

A investigação teve início em maio de 2021. Durante esse período, foram apreendidos 572kg de cocaína em dois eventos, nas cidades de Limeira (SP) e Pau d’Arco (PA), quatro veículos pesados (caminhões e semirreboques), avaliados em R$ 640 mil, e identificadas movimentações bancárias milionárias. Duas pessoas foram presas, em flagrante, por crime de tráfico de drogas.

A organização criminosa atuava no transporte rodoviário de cargas de droga em meio a mercadoria lícitas. Inicialmente, o grupo dispunha de galpão em Limeira (SP) para transbordo, armazenamento e posterior distribuição de cargas de drogas. Numa das apreensões, a carga de cerca de 388kg de cocaína era transportada em compartimento secreto construído no teto de baú frigorífico. Em outro caso, mais de 183kg de cocaína estavam na boleia de um caminhão que seguia de Sorocaba (SP) para o Estado do Pará.

Três pessoas tiveram a prisão preventiva decretada. Duas delas já estavam presas em decorrência de flagrantes lavrados em 2021. Um dos integrantes da organização, que exercia a função de líder e financiador, foi morto em 11/3/2022, em Ribeirão Preto (SP), vítima de disparos de arma de fogo.

Os presos ficarão à disposição da Justiça Criminal de Limeira. Eles serão indiciados pelos crimes de organização criminosa, tráfico interestadual de drogas e associação para o tráfico. As penas podem chegar a 43 anos de reclusão.

O nome da operação alude a uma divindade nórdica provedora de meios logísticos.    

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.