Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Operação Klerotorion apura prática de crimes de corrupção eleitoral durante as eleições municipais de 2020, em Tarauacá (AC)

quinta-feira, 26 de maio de 2022

Operação Klerotorion apura prática de crimes de corrupção eleitoral durante as eleições municipais de 2020, em Tarauacá (AC)


 Nessa quarta-feira (25/5), a Polícia federal e o Ministério Público Eleitoral iniciaram a Operação Klerotorion para apurar crimes de corrupção eleitoral ativa e passiva, associação criminosa e peculato que aconteceram durante as eleições municipais de 2020, em Tarauacá (AC).

Ao todo, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão nas casas dos investigados, com a participação de 16 policiais federais.

As investigações tiveram início em agosto de 2021, ocasião em que a Polícia Federal descobriu um esquema de compra de votos operado por associação criminosa formada por um vereador, dois ex-secretários de Saúde e um servidor público municipal.

Os candidatos ao pleito eleitoral de 2020, ora investigados, negociaram votos com eleitores para os cargos de prefeito(a) e vereador(a), ambos da cidade de Tarauacá (AC). A trama delituosa era concretizada pelos candidatos quando entregavam aos eleitores vantagens diversas como dinheiro, passagens rodoviárias, gêneros alimentícios, dentre outros. Durante as diligencias policiais, verificou-se que parte dos recursos utilizados na compra de votos era oriunda do cofre público, o que também caracteriza o crime de peculato.

O nome da operação faz menção à máquina de Justiça utilizada pelos gregos que sorteavam os candidatos que assumiriam posições de autoridade em Atenas. A prática impedia que forças econômicas e religiosas exercessem influência sobre a escolha dos representantes do povo acarretando o monopólio do Poder Político.

Os envolvidos poderão responder pelos delitos de corrupção eleitoral, associação criminosa e peculato, todos previstos no Código Penal.   

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.