Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal inicia operação de combate à grilagem de terras públicas federais

quinta-feira, 9 de junho de 2022

Polícia Federal inicia operação de combate à grilagem de terras públicas federais


 A Polícia Federal iniciou, nesta quinta-feira (9/6), a Operação Julius Caesar, visando combater a grilagem de terras no Estado de Rondônia.

As investigações apontaram fraudes no processo de regularização fundiária de Gleba Pública Federal, localizada na área rural dos municípios de Pimenteiras do Oeste (RO) e Cerejeiras (RO). O esquema criminoso utilizava-se de “laranjas” e falsificação de documentos para fins de obtenção indevida de títulos de domínio rurais e posterior aquisição da propriedade por grandes empresários.

Na ação de hoje, cerca de 70 policiais federais cumprem 19 mandados de busca e apreensão e sequestro de bens em residências e empresas localizadas nos municípios de Vilhena (RO), Pimenta Bueno (RO), Cerejeiras (RO), Ji-Paraná (RO), Porto Velho (RO), Guajará-Mirim (RO) e Campos de Júlio (MT). Todos os mandados foram expedidos pela Justiça Federal de Vilhena (RO).

Foram, ainda, determinados o sequestro de duas fazendas avaliadas em mais de R$ 278 milhões e a indisponibilidade de valor equivalente a quase R$ 125 milhões.

Os envolvidos poderão responder pelos crimes de estelionato em detrimento da União, falsidade ideológica e de invasão de terras da União, cujas penas somadas ultrapassam 14 anos.

O nome dado à operação faz alusão a Júlio César (Julius Caesar), o maior conquistador de terras do Império Romano.  

(Informações da PF)

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.