Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal investiga desvio de verba pública da saúde

sexta-feira, 1 de julho de 2022

Polícia Federal investiga desvio de verba pública da saúde


 A Polícia Federal iniciou nesta sexta-feira (1º/7), em Piquete (SP), a segunda fase da Operação Equidna com a finalidade de aprofundar as investigações em torno de irregularidades no contrato de gestão celebrado entre a prefeitura do aludido município e uma organização social.

Nesta fase da operação, são cumpridos um mandado de busca e apreensão e medidas de constrição patrimonial em desfavor da ex-prefeita de Piquete (SP), mandatária no período de 2013 a 2020. Durante as investigações, foram verificados indícios de que a entidade foi contratada para gerir a saúde municipal, entre os anos de 2014 a 2019, porém não tinha recursos humanos e materiais para suportar o objeto contratado, passando a realizar a quarteirização ilícita de suas atividades, em contratos com empresas pertencentes aos próprios dirigentes da organização, ou sem objeto específico.

As investigações apontam indícios de que agentes públicos da municipalidade eram coniventes com o expediente espúrio. Cabe mencionar que irregularidades no contrato de gestão da mesma organização social com a Prefeitura de Guarujá (SP) deram origem à Operação Nácar, que resultou na prisão do prefeito daquele município em setembro de 2021.

Durante as buscas, os policiais arrecadaram a quantia de R$ 35 mil em espécie e um veículo de luxo. Se confirmadas as suspeitas, os investigados poderão responder por peculato, fraude a licitações e associação criminosa, cujas penas, abstratamente cominadas, ultrapassam 19 anos de reclusão.    

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.