Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Civil realiza operação de combate ao roubo de cargas de botijões de gás no interior do Estado

quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

Polícia Civil realiza operação de combate ao roubo de cargas de botijões de gás no interior do Estado


 Nos dias 13 e 14 de dezembro, a Polícia Civil do Maranhão realizou, nas cidades de Caxias e de Aldeias Altas, uma ação policial batizada de Operação P13, visando cumprir mandados de busca e apreensão e de prisão contra alvos investigados de integrarem uma organização criminosa atuante no roubo de cargas de botijões de gás do tipo GLP. Além da Polícia Civil, a operação contou com a participação de representantes da Secretaria Estadual da Fazenda e da Agência Nacional do Petróleo (ANP).

A ação é resultado de um exaustivo trabalho investigativo realizado pelo Departamento de Combate ao Roubo de Cargas (DCRC/Seic), que perdurou por, aproximadamente, 6 meses, tendo logrado êxito em identificar, pelo menos, quatro integrantes dessa organização criminosa, dentre eles as lideranças. 

A investigação se iniciou a partir do roubo de uma carga de botijões de gás GLP, avaliada em, aproximadamente, 100 mil reais, da transportadora TR Brito, que aconteceu em 18 de janeiro de 2021, no município de Matões do Norte.

Como resultado da operação que contou com apoio de policiais civis do Grupo de Pronto Emprego (GPE) da 17ª Delegacia Regional de Caxias, foram cumpridos três mandados de prisão temporária, entre eles, a de um empresário apontado pelas investigações como sendo o líder da organização criminosa, além de seis mandados de busca e apreensão cumpridos.

Segundo o delegado Jorge Pacheco, durante o cumprimento dos mandados de prisão e de busca e apreensão, também foram realizadas fiscalizações em quatro revendas de botijões de gás GLP, nas duas cidades alvos da operação, pertencentes ao empresário preso, sendo constatadas pelos fiscais inúmeras irregularidades administrativas e fiscais, culminando na aplicação de multas.

Na ocasião, os policiais ainda apreenderam um automóvel, aparelhos celulares e “notebook”.

Após os procedimentos legais, os presos foram encaminhados ao sistema penitenciário, onde permanecerão à disposição do Poder Judiciário.

(Informações da SSP-MA)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.