Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal combate lavagem de dinheiro em esquema transnacional

terça-feira, 13 de dezembro de 2022

Polícia Federal combate lavagem de dinheiro em esquema transnacional


 A Polícia Federal iniciou, nesta terça-feira (13/12), a Operação #LuxuryLiving com objetivo de obter evidências da prática de lavagem de dinheiro no Brasil por pessoa estrangeira politicamente exposta.

Foram cumpridos, simultaneamente, cinco mandados de busca e apreensão, sendo um em Paris (França), dois em Lisboa (Portugal) e dois na região de Zurique (Suíça).

As medidas realizadas foram solicitadas pela PF aos países requeridos por meio de Cooperação Jurídica Internacional, a qual tramitou via autoridades centrais dos países envolvidos. Autoridades francesas, portuguesas e suíças analisaram e acolheram os pedidos solicitados, de acordo com as regras e leis vigentes em seus respectivos países.

Na França, o cumprimento dos mandados contou com a colaboração de policiais franceses lotados no denominado Groupe des Biens mal Acquis, o qual é vinculado ao Office Central pour la Répression de la Grande Délinquance Financiére da Polícia Judiciária francesa.

Em Portugal, o cumprimento dos mandados contou com a colaboração da Polícia Judiciária portuguesa e do Ministério Público português e, na Suíça, com autoridades do Ministério Público da Confederação e policiais daquele país.

 A PF contou ainda com apoio de suas adidâncias e oficialatos de ligação no exterior (Haia, Lisboa e Paris) para planejamento e execução da operação.

As medidas realizadas constituem a segunda fase da investigação denominada Salvo Conduto, realizada pela PF em outubro de 2018. A investigação visa, em resumo, entre outros fatos, a apuração da aquisição, reforma e ocultação de um apartamento de alto luxo (cobertura) situado em São Paulo (SP), o qual foi adquirido por interpostas empresas de fachada estrangeiras (shell companies), com recursos potencialmente ilícitos.

A operação denominou-se #LuxuryLiving, pois, segundo informações públicas, o principal investigado costumava utilizando a “hashtag” “LuxuryLiving” ao postar fotografias de seu estilo de vida luxuoso em redes sociais.

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.