Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal cumpre mandados relacionados à lavagem de capitais de tráfico internacional de drogas

terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

Polícia Federal cumpre mandados relacionados à lavagem de capitais de tráfico internacional de drogas


 A Polícia Federal iniciou, na manhã desta terça-feira (14/2), a 2ª fase da Operação Rédea Curta, cujo objetivo é combater a lavagem de dinheiro do tráfico internacional de drogas.

Policias federais cumprem dois mandados de busca e apreensão em Jaraguá (GO) e Goianésia (GO), além do sequestro de bens dos investigados. De acordo com a investigação, o alvo principal foi preso em 2016, quando da realização da Operação Cavalo Doido. Na ocasião, um grupo ligado ao tráfico internacional de drogas, do qual o investigado fazia parte, foi desarticulado.

Em razão dos fatos apurados à época, o investigado foi condenado a 23 anos de prisão por associação ao tráfico e por tráfico internacional de drogas. No fim de 2021, o investigado progrediu para o regime semiaberto. Assim que saiu do sistema prisional goiano, ele passou a adquirir bens com dinheiro proveniente do crime, registrando-os em nome de terceiros.

Na primeira fase da operação, veículos e cavalos adquiridos pelo criminoso foram apreendidos. Além disso, as contas bancárias dele e das pessoas que o auxiliaram na lavagem de dinheiro foram bloqueadas.

Ficou evidenciado nas investigações que o indiciado adquiriu, por R$ 400 mil, um rancho destinado ao treinamento de cavalos, na cidade de Jaraguá (GO), registrando-o em nome de terceiro. Contudo, em dezembro de 2022, com o intuito de se desvincular do imóvel rural, o investigado vendeu o rancho por menos da metade de seu valor, recebendo a quantia em espécie.

O condenado por associação ao tráfico e por tráfico internacional de drogas e mais três pessoas que o auxiliaram a ocultar os bens adquiridos com a atividade ilícita responderão pelo crime de lavagem de capitais.

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.