Blog do Marcial Lima - Voz e Vez: Polícia Federal erradica 128 mil pés de maconha em Salgueiro (PE)

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

Polícia Federal erradica 128 mil pés de maconha em Salgueiro (PE)


 A Polícia Federal vem promovendo ações de identificação e consequente erradicação de plantios de maconha no sertão pernambucano. Tais medidas fazem parte das estratégias adotadas pela Coordenação Geral de Repressão a Drogas, Armas, Crimes Contra o Patrimônio, e Facções Criminosas (CGPRE), Órgão Central da Polícia Federal em Brasília (DF) e Superintendência Regional em Pernambuco, com o objetivo de reduzir a produção e oferta de maconha no sertão Pernambucano. 

Dessa vez, foi concluída a Operação Polígono I de erradicação e destruição dos plantios de maconha no Sertão Pernambucano no ano de 2023 que compreendeu os dias 2 e 16 de fevereiro. Foram realizadas três fases (levantamento, percussora e realização da operação), onde foi possível  erradicar e destruir cerca de 128 mil pés de maconha e 24 mil mudas que estavam em 58 plantios, bem como apreender 10 quilos de maconha já pronta para o consumo. Os plantios foram localizados por meio de levantamentos feitos pela Polícia Federal em algumas ilhas do Rio São Francisco, na Região de Orocó (PE), Salgueiro (PE), Cabrobó (PE), Belém do São Francisco (PE), Betânia (PE), Flores (PE), Carnaubeira da Penha (PE) e Parnamirim (PE).

A ação contou com a participação de policiais federais, militares, civis e penais. Os policiais trabalharam com incursões terrestres e fluviais, com o emprego de botes infláveis e duas aeronaves. sendo uma da Polícia Federal por meio do Grupo Tático Aéreo (GTA) da Secretaria de Defesa Social (PE) e a outra da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Cipoaer/CE). O ciclo produtivo da cannabis é acompanhado de perto por policiais federais e, quando se vai aproximando o período da colheita, novas ações são realizadas coibindo, assim, a secagem e a consequente introdução no mercado consumidor (pontos de venda de drogas).

ESTATÍSTICAS DAS OPERAÇÕES DE ERRADICAÇÃO DE MACONHA ANO 2022:

Phaseoli 01 = 172.000  – Plantio = 26 – Maconha Pronta – 5kg

Phaseoli 02 = 420.000 – Plantio = 91 – Maconha Pronta – 3kg

Phaseoli 03 = 625.000 – Plantio = 86 – Maconha Pronta – 4,6t

Phaseoli 04 = 256.000 – Plantio = 89 – Maconha Pronta – 176kg

Phaseoli 05 = 131.000  – Plantio = 28 – Maconha Pronta – 230kg

RESULTADOS 2022:

1 milhão 604 mil pés de maconha foram erradicados

320 toneladas de maconha deixaram de ser produzidas

5 toneladas de maconha pronta para o consumo foram apreendidas

320 plantios destruídos

(Informações da PF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine! Mas seja coerente com suas próprias ideias.